terça-feira, 2 de junho de 2009

A humanidade tem cor?

Bom,faz um tempinho que não postamos por aqui. Desculpem-nos,a vida é corrida e o mundo gira D:

Fiquei pensando em um assunto interessante para falar,mas como andei vendo uns sites de notícias pela internet afora,resolvi entrar nesse assunto que é MUITO polêmico,mas bom o suficiente para se fazer uma análise dele.

Racismo.Cotas.Preconceito.Negro.Branco.


Alguns devem ter visto [pelo menos os cariocas] que foi aprovado um projeto de lei que suspendia todo e qualquer sistema de cotas para universidades estaduais.Porém,ontem foi determinado que essa regra só valerá a partir do ano que vem,porque de acordo com o reitor da UERJ[Universidade do Estado do Rio de Janeiro],o edital da prova já foi lançado,e isso ocasionaria um adiamento ou cancelamento do vestibular.

Não consigo entender,como um pais tão miscigenado como o Brasil,se sujeita a um sistema como esse.Muitos defendem esse sistema como uma forma de inserir os negros na sociedade,mas eu lhes pergunto: O que me faz ser diferente de uma pessoa negra?
E eu lhes respondo o que hoje o meu professor de Biologia respondeu : A Melanina.Mais nada.

O Qi de alguém não é medido pela cor de sua pele. Sua inteligência não é inferior do que a de um branco só pela sua cor. É terrível dizer que só porque é negro,é pobre e não tem condições de estudar.

Sou contra o sistema de cotas,não pelo fato de que eu sou branca e perco quase a metade das minhas chances de vaga por causa das cotas,e não por que a diferença das notas de corte do curso que escolhi é de 30 pontos em relação aos cotistas e não-cotistas.É porque isso sim é PRECONCEITO.

Não só com os negros,mas com nós,brancos. O que nos faz ser melhores? O que faz eles serem piores? Nós somos mais inteligentes que eles porque frequentamos escola particular?Ok,culpe o sistema de ensino público por essa provável explicação,que para mim,não tem o menor fundamento. Mas enquanto não melhora,ainda existe gente que passa,certo?

Porque no meu ponto de vista,quem quer passar,estuda e consegue.Culpar a pobreza,o ensino público de péssima qualidade ou a cor da pele são motivos racistas e preconceituosos,tanto da parte de quem pensa isso,quanto da parte de quem se deixa sujeitar a isso. Como o país quer igualdade quando ao entrar em uma sala de uma turma de Direito se veem 50% dos alunos negros e os outros 50% brancos?A diferença é clara,e uma diferença que não deveria existir em um país onde todos são miscigenados,onde cada um tem um pouquinho de uma cultura,de uma etnia.

Além disso,estudar em escola pública ou particular não significa nada. Existem negros em escolas particulares e brancos em escolas públicas,assim como existem ricos em esculas públicas e pobres em escolas particulares.


O Brasil não é um lugar para racismo,preconceito,humilhação. Porque vejam bem,isso é uma forma de humilhação.Dizer que pessoas que fizeram parte da história do nosso país são menos favorecidas intelectualmente por sua cor é ,sim,humilhação.

Somos um país que,na medida do possível,tenta se mostrar para o mundo,mas tudo o que consegue mostrar são cenas de violência,caos,prostituição,desordem e preconceito com sua propria gente.

Podemos ter cores diferentes,olhares diferentes,pensamentos diferentes. Mas todos refletem a mesma sombra no chão.





-F

Nenhum comentário:

Postar um comentário