quinta-feira, 21 de maio de 2009

Fria, calculista e má (?)

O conceito de bom e mau, ao longo da história, sofre mutações. Há alguns séculos, mau era quem não seguia a irgreja católica e bom aquele que pagava altos dízimos e acatava tudo o que lhe fosse imposto sem perguntar.
Mau era o burguês que obtinha lucro e utilizava a usura, e bom o nobre que ficava de pernas para o ar.
Depois, maus viraram os que se aproveitavam da fé e da ingenuidade dos outros, e bons, aqueles que lutavam pela verdade e por um bem maior.

Não há problemas nisso, certo? A sociedade evoluiu, assim como nossos conceitos.

O único problema é quando tentam nos prender a conceitos utópicos. Como o conceito de que uma pessoa boa tem que ser boba, ingênua e agir apenas com o coração, acreditando SEMPRE nos outros seres humanos. Quem calcula seus atos e pensa antes de confiar nos outros, já é considerado uma pessoa má.
É só ver o exemplo das novelas. Ficamos indignados de como o vilão consegue, com esperteza, destruir o mocinho até o final quando, magicamente, o vilão tropeça nos próprios pés e o mocinho sai ileso, rico, casado, bonito e (no caso da mocinha) grávida.

Bom, isso aqui é a vida real. E nós que vivemos nela sabemos que não é assim que acontece. Que temos que lutar horrores para cada pedacinho de conquista. Não adianta só orar, ser bom e maravilhoso. [Mesmo que isso ajude.]
Eu não confio nas pessoas. Sou fria e calculista. Sou capaz de sorrir brilhantemente para alguém enquanto bato a cabeça dessa pessoa na parede em minha imaginação. Isso se eu tiver um propósito determinado.

E quer saber? Não me considero má.
Desde pequena torcia pela Soraya. Amava a Paulina mas adorava imitar a Paola. E por que? Porque sempre admirei pessoas que batalham pelo que querem.
Então jornalistas fazem reportagens e fóruns criados para discutir porque as pessoas preferem os vilões das novelas. “Aaaahhh! O Brasil está sofrendo uma distorção de caráter e BLÁ, BLÁ!”
Distorção de caráter UMA VÍRGULA!
Nós torcemos pelo mocinho porque gostamos de ver que se planejarmos e colocarmos nosso coração em alguma coisa, ela pode dar certo. Mocinhos nos irritam porque são burros, lerdos!
[E não me interpretem mal. Eu realmente acho que ser uma pessoa boa trás coisas boas. Eu to ligada na lei do karma.]


Porque gostamos mais da Blair do que da Serena? Porque Blair luta e controla seu destino, enquanto Serena balança seus cabelos loiros e pisca os olhos azuis, admirando tudo cair aos seus pés.
Concordo que as infantilidades e armações da Blair me irritam. Os planos infalíveis a la Cebolinha são de dar nos nervos. Mas ela continua sendo uma personagem bem mais interessante.
[Idem em relação ao Nate e ao Chuck. Por que vamos combinar que as fãs do Nate migrariam todas para o Chuck se ele fosse mais bonito. Tirando no fim da segunda temporada que o Nate ganha uma atitude tão sexy. 8D]
Então, sim. Sou fria e calculista.
Tenho um grande e complexo coração, que tem um relacionamento íntimo com meu afiado cérebro e que não faz nada sem antes consultá-lo várias vezes. Assim, os dois vivem em uma saudável harmonia. Como todo relacionamento, tem seus altos e baixos, mas não conseguem ficar brigados por muito tempo.
QUALQUER coisa que você me fizer, eu rebato em dobro. Quer perguntar à minha última vítima pra acreditar?
A vida é uma constante competição. Os melhores lutadores prosperam e os palermas ficam pra trás. Se eu deixar alguém para trás [ironia]que pena.[/ironia]
Tenho alergia à mediocridade.
Se quer seguir meu exemplo, fique a vontade. Se quer seguir os estereótipos de mocinhos... bom... obrigada por diminuir minha concorrência.
=D

-G

15 comentários:

  1. Adorei o seu texto e tem uma ótima reflexão ..

    Agora conte sobre sua ultima vitima.. rsrs

    Abç

    ResponderExcluir
  2. Adorei ... é bem isso mesmo.. o conceito muda, mas atitudes sempre são as mesmas... bjos e sucesso

    ResponderExcluir
  3. E agora? Eu sou bom, ou mau? rs...

    Parabéns, muito bom seu post!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Menina, concordo até com as vírgulas. Falou tudo o que penso. Não passaria por cima de ninguém, mas se passarem por cima de mim, dane-se a imagem de mocinha! rsrs Também gosto de quem persegue seus objetivos, vai contra a correnteza e luta pelo que quer! Dou mó apoio!

    Bjinhos ^^

    ResponderExcluir
  5. eu gostei muito axei bem interessante

    ResponderExcluir
  6. sabe q eu tbm adorei esses comentarios,e vc esta certissima se a gente quer as coisas temos q correr a traz msm q nem sempre para conseguirmos seja com um sorriso nos dentes,mas idai(?),o importante é q estamos conquistando
    e é como eu sempre digo entrou na minham aréa eu derrubo e quando estiver no chão ainda piso em cima de salto agulha!!!!

    ResponderExcluir
  7. Gostei vc esta na lista dos meus seguidos...


    Pabens pelo post e se qzer passa la no meu.

    duallity.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. eu adorei o texto e realmente bom!

    ResponderExcluir
  9. Amei seu post, estava precisando ler alguma coisa qu elevantasse o meu astral, e esse texo foi tudo, parabéns :)

    ResponderExcluir
  10. infelismente o mundo e assim.nao e como as novelas! mas nao sei se eu lamento ou te admiro por vc ser assim!!! TUDO TEM SEU PRECO...

    ResponderExcluir
  11. Dá pra perceber q os autores fazem um contraste e nesse contraste o povo acaba por se reconhecer com certos aspectos do vilão, aquela de lutar pelo q quer de uma maneira egoísta, oposto a isso e menos valorizado o de lutar por algo maior q si mesmo nos dias de hoje esse lado do herói é menos atraente pois ninguém quer chegar a perder(sacrifício) algo em sua busca.
    A aquela coisa de fazer o esperto de vilão e o burro q cai em todas o mocinho, pra mim isso é preguiça de fazer personagens mais atraentes e acabar acatando a exigência da industria e não das ideias q surgem do tempo ocioso.

    ResponderExcluir
  12. Tenho pensado muito nessa coisa de ser legal o tempo todo, me entregar nas relações...ahhh tô de saco cheio.

    ResponderExcluir